FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2016
Opções bancárias para quem passa a vida de um lado para o outro
2016-07-25
De férias, em negócios ou na sequência de um projeto de vida, conseguimos estar no outro lado do mundo num abrir e fechar de olhos. Agora, há um banco que também viaja connosco, ao nosso ritmo.

Em 2015, segundo o PORDATA, mais de 100 mil portugueses saíram do país para viver no estrangeiro, por mais de um ano. O Observatório da Emigração estima que existam cerca de dois milhões e 300 mil portugueses pelo mundo. Brasil, Reino Unido, Suíça, França e Canadá eram, em 2014, os países com maior número de portugueses residentes.

A mobilidade dos estudantes portugueses, em Erasmus ou a estudar por longos períodos no estrangeiro, também aumentou nos últimos anos, assim como as férias “lá fora”. As comunicações e infraestruturas low-cost que nos oferecem o mundo em rede, assim como o crescimento de profissões que exigem um contacto frequente com o exterior, contribuíram para esta mobilidade global no quotidiano.

 

Porém, para destinos de férias ou rumo a um projeto de vida, há sempre uma relação que fica para trás ou que, pelo menos, dificulta o processo de transição: a que tem com o seu banco. Imagine que está de férias fora da zona euro e precisa urgentemente de dinheiro. Usar o cartão de plástico nem sempre sai barato. Noutras situações, em que é necessário resolver uma questão bancária, a distância torna-se um obstáculo muitas vezes intransponível.

Há relações que resistem a mudanças e a distâncias

Conscientes de que a distância não deve ser um entrave a uma relação duradoura, várias entidades bancárias oferecem soluções aos portugueses com um pé lá fora. A do grupo Santander chama-se Global Value Select e distingue-se pela disrupção, qualidade e relação com o cliente. “É uma solução com características interessantes para os clientes Select, que sai da relação estritamente financeira”, afirma Jorge Alcobia, responsável pela estratégia de segmentos do grupo.

 

Ler artigo completo no Observador, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades