FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2016
Vitória de Portugal gera "festa de emoções" na Venezuela
2016-07-11
A conquista de Portugal do campeonato europeu de futebol, ao vencer a França por 1-0, gerou uma "festa de emoções" na Venezuela com luso-venezuelanos a identificarem-se com a seleção portuguesa e a mostrarem orgulho pelas suas raízes.

"Aqui a festa é grandiosa, temos umas três mil pessoas no Centro Português. O salão nobre, a área das piscinas, a esplanada, os restaurantes estão 'pintados' de vermelho e verde, de emoções e orgulho pelo modo como Portugal jogou ", disse o presidente daquele clube à agência Lusa.

Gil Énio Andrade explicou que foram instalados ecrãs gigantes nas áreas daquele clube, para que os associados acompanhassem o jogo, o que fizeram "com muita emoção".

Ainda na capital, o ambiente de festa invadiu a sucursal 43 do Futebol Clube do Porto na Venezuela, onde dezenas de portugueses se concentraram para almoçar e depois ver o jogo.

Depois do fim do encontro, dezenas de viaturas circularam pelas ruas da cidade de Caracas, exibindo bandeiras de Portugal de diferentes tamanhos.

A "festa" repetiu-se também nas cidades de Maracay, Valência, Barquisimeto, Barcelona, Mérida, entre outras, onde, além dos clubes, centenas de portugueses decidiram reunir-se em grupos de amigos para festejar.

"Portugal é o melhor, apesar da lesão do Cristiano Ronaldo a seleção lusa conseguiu provar que é sempre uma equipa que está à altura. Provaram que somos assim, que os portugueses foram além da fé e da sorte", disse à Lusa um comerciante português.

 

Ler artigo completo no Diário de Notícias, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades