FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2016
Vereador português em Paris: "Os franceses nunca viram tantas bandeiras portuguesas"
2016-07-07
São jovens luso-descendentes que festejam em França os feitos da selecção e nunca os franceses viram tanta portugalidade em evidência. É a convicção do vereador português de Paris, que espera que a mobilização lusa permita apostar em definitivo no ensino de uma língua que muitos já vão esquecendo. Hermano Sanches Ruivo alerta ainda para o perigo das manifestações de um "nacionalismo bacoco", perante o avanço dos portugueses.

Portugal está na final do Euro 2016, um motivo de alegria para todos os portugueses e em particular para os emigrantes e luso-descendentes em França, como diz à Renascença Hermano Sanches Ruivo, vereador do município de Paris. Saint Denis é a última etapa do sonho português, que muitos acalentam também em França.

"Nós somos um milhão e meio, não apenas aquelas centenas de que os franceses se podem recordar no dia-a-dia."

 

Qual é o sentimento e a mobilização geral em Paris?

É de uma grande alegria, o sentimento que o comboio finalmente chegou. Há muita mobilização, aqui em Paris. À volta da Torre Eiffel, por exemplo, festejaram milhares de portugueses - foram mesmo milhares de portugueses - e muitos jovens luso-descendentes.

Nunca vimos tantas pessoas com a bandeira portuguesa, ou com qualquer coisa que possa fazer a ligação a Portugal através das suas cores, que aliás transmitem muita esperança.

Mas há também algum receio, porque as coisas aqui nunca correm tão bem quanto isso. Veja-se, por exemplo, as críticas da imprensa francesa à selecção, que acabam por ultrapassar a própria selecção.

 

Ler artigo completo na Renascença, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades