FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2009
Jaime Gama destaca papel da comunidade portuguesa
2009-06-03

O presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, destacou o papel da comunidade portuguesa na construção do Estado de Massachusetts e da própria nação norte-americana, durante um discurso no âmbito do Dia de Portugal.

O presidente da Assembleia da República portuguesa falava como convidado de honra das comemorações, esta terça-feira, do Dia de Portugal na Assembleia Legislativa do Estado de Massachusetts, numa cerimónia que contou com a presença das mais altas individualidades deste Estado e em que foram homenageados dezasseis portugueses e luso-descendentes.

Dirigindo-se aos presentes em inglês, Jaime Gama referiu que a presença portuguesa no Estado de Massachusetts "é muito especial" devido aos laços históricos que unem Portugal e este Estado da união norte-americana.

O presidente da Assembleia da República disse que Portugal "admira muito o estado de Massachusetts" pelos seus contributos, aos Estados Unidos e ao mundo, nos vários domínios da ciência médica, literatura, investigação ou na área da política".

"Todos nós lembramos o papel desses primeiros pescadores e trabalhadores que, à custa de muito trabalho e força de vencer, souberam construir na nova terra de acolhimento um novo lar, sem contudo perderem as suas raízes", referiu Jaime Gama.

Referindo-se à comunidade portuguesa de Massachusetts como "uma história de sucesso", Gama disse que Portugal se orgulha dos seus luso-eleitos neste Estado pois eles "representam a contribuição da comunidade portuguesa na sociedade americana".

"Apesar de hoje a emigração portuguesa para o Massachusetts ser praticamente nula, a amizade entre Portugal e este Estado deve ser continuada quer através destes luso-eleitos, quer através da continuidade no estabelecimento de acordos e protocolos de cooperação, como é o caso dos já assinados com o Massachusetts Institute of Technology (MIT), a Universidade Harvard e outros", referiu Jaime Gama.

O presidente da Assembleia da República disse ainda que estes acordos trazem vantagens para os dois países e que esta cooperação deve ir no sentido de melhorar as relações entre Portugal, Massachusetts e os Açores.

Pelo vigésimo quinto ano consecutivo, o "Heritage Day of Portugal" (Dia de Portugal) foi celebrado em Massachusetts ao mais alto nível com uma cerimónia no State House (Congresso estadual) onde esteve presente o governador do Estado, Deval Patrick, os presidentes das Câmara dos Representantes e do Senado estaduais, respectivamente Robert Delenco e Terese Murray, e o secretário das Finanças do Estado, Joseph DeNucci.

Estiveram também presentes na cerimónia todos os eleitos luso-descendentes no Congresso de Massachusetts e o embaixador de Portugal em Washington, João Valera.

Jaime Gama congratulou os luso-americanos distinguidos este ano com a Medalha do Dia de Portugal do State House lembrando que este reconhecimento do seu trabalho em prol das comunidades portuguesas do Massachusetts vem na esteira da contribuição que os pioneiros emigrantes portugueses deram na construção deste Estado.

Na cerimónia, dirigida pelo senador estadual luso-descendente Marc Pacheco, o coordenador das celebrações de 2009, Jaime Gama recebeu também a Medalha do Dia de Portugal da State House.

 

Agência Lusa, aqui, acedido em 04 de Junho de 2009-

 

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 018

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte.pt

Parceiros Apoios