FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2009
Luís Amado desloca-se a Nova Iorque e Washington
2009-06-01

O ministro dos Negócios Estrangeiros português, Luís Amado, partiu hoje para os EUA, onde se vai reunir terça-feira com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e sexta-feira com a homóloga norte-americana, Hillary Clinton.

A apresentação dos objectivos da candidatura portuguesa a um assento não-permanente no Conselho de Segurança e a cooperação entre a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e a ONU, em particular quanto à adopção do português como língua de trabalho da organização, são alguns dos temas do encontro entre Amado e Ban, marcado para terça-feira às 15:30 horas de Nova Iorque (20:30 em Lisboa).

A agenda do encontro inclui também, segundo nota divulgada pelo MNE, a crise financeira e económica internacional, as alterações climáticas, a análise da situação em Timor-Leste, Guiné-Bissau e Chade, a pirataria na Somália e o apoio português ao mandato da representante especial do secretário-geral da ONU para a violência contra as crianças, a portuguesa Marta Santos Pais.

Ainda em Nova Iorque e no mesmo dia, Amado intervém numa Conferência Mundial sobre a crise económica e financeira.

O ministro dos Negócios Estrangeiros português vai ainda aproveitar a estada em Nova Iorque para contactos com representantes de vários países sobre a candidatura de Portugal a um assento não-permanente no Conselho de Segurança para o biénio 2011-2012, que estará a votação em Setembro.

De Nova Iorque Luís Amado segue para Washington, onde tem previsto um encontro na sexta-feira com a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, o primeiro a nível bilateral desde que Clinton assumiu o cargo.

A agenda passa pelas relações bilaterais, as relações União Europeia-EUA - em particular a iniciativa portuguesa de envolver a UE no encerramento de Guantanamo -, a NATO, o novo conceito estratégico e a Cimeira da Aliança que vai realizar-se em Lisboa no próximo ano, assim como a presidência portuguesa da Comunidade das Democracias, na perspectiva da ministerial de Lisboa de 8-10 de Julho.

O processo de paz no Médio Oriente é outro dos temas do encontro, que se realiza um dia depois de o Presidente norte-americano, Barack Obama, apresentar no Cairo a sua política para a região.

Em Washington Luís Amado vai também reunir-se com o presidente da comissão de Relações Externas do Congresso e com senadores e congressistas de ascendência portuguesa.

Diário Digital, aqui, acedido em 02 de Julho de 2009.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 018

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte.pt

Parceiros Apoios