FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2016
"Portugueses do SoHo". Uma história de emigração na primeira pessoa
2016-06-23
O documentário de Ana Ventura Miranda, que conta com a colaboração do escritor José Luís Peixoto e da cantora e compositora Rita Redshoes, é apresentado esta quinta em Lisboa.

Esta é a história dos portugueses que atravessaram o Oceano à procura de uma vida melhor na América depois da Segunda Guerra Mundial. Uma história que se junta a tantas outras da diáspora portuguesa. Uma história até aqui desconhecida.

"A coragem para construir uma nova vida em Nova Iorque tem a distância das suas avenidas, tem a altura dos seus edifícios", diz José Luís Peixoto, no início do teaser de "Portugueses no SoHo".

O escritor é o autor e narrador dos textos do documentário de Ana Ventura Miranda, que tem estreia portuguesa esta quinta-feira no Centro Cultural de Belém em Lisboa.

Do início. Em 2006 Ana Miranda mudou-se para Nova Iorque. Na nova vida na "Big Apple", instalou-se num prédio na Broome Street. A dona era uma portuguesa. E foi assim que se cruzou com a história desconhecida da comunidade portuguesa de Manhattan.

"A ideia inicial era fazer algo sobre este prédio, porque eu morava nele e era muito interessante haver vários portugueses", explica Ana Ventura Miranda à agência Lusa. "Muitas vezes via alguns senhores com os típicos bonés portugueses sentados no parque e pensava: 'Parecem mesmo portugueses.' Até que percebi que eram mesmo".

Entre as décadas de 1960 e 1980, cerca de 700 famílias portuguesas viviam em Manhattan. A comunidade chegou a ter uma escola, igreja, mercados, equipa de futebol e clubes recreativos.

 

Ler artigo completo na TSF, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades