FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2016
Euro2016: De reformado a voluntário com “coração” português
2016-06-14
José Manuel Serôdio é emigrante em França há mais de meio-século, está reformado há nove anos e aproveitou o tempo livre para ser um entre centenas de voluntários do Euro2016, em Saint-Étienne.

"Estou reformado, tinha tempo e então pensei: 'porque não?' Inscrevi-me e fui escolhido", contou este antigo mecânico de 69 anos à agência Lusa, enquanto fazia um intervalo nas suas funções no Estádio Geoffroy-Guichard, em que recebe jornalistas de todo o mundo e, depois de confirmar as suas identidades, lhes entrega as acreditações da UEFA.    

 

Semanas mais tarde, o sorteio ditou que Portugal iria estrear- com a Islândia precisamente em Saint-Étienne, dando a José Manuel Serôdio a possibilidade de assistir pela primeira vez a um jogo da selecção nacional na cidade onde vive.

 

"Foi uma alegria ver depois que Portugal vinha cá nesta altura", disse este português de Almeirim, que abandonou as terras lusas ainda adolescente. Serôdio já tinha assistido a jogos de BenficaSporting e Vitória de Setúbal, mas nunca a selecção nacional.

 

Com uma boa disposição contagiante, José Manuel contou que a comunidade lusa em Saint-Étienne está "doida" com a chegada de Portugal à cidade.

 

"Está tudo organizado de uma maneira para que seja até dizer chega. É uma alegria para esta gente. É uma loucura para esta gente toda. Está tudo doido", disse.

 

Como muitos outros dos milhares emigrantes portugueses em França, José Manuel deixou Portugal com os pais, na altura devido ao Estado Novo e como forma de fugir à guerra do Ultramar.

 

Casou, por coincidência com uma portuguesa igualmente natural de Almeirim, teve dois filhos, mais tarde dois netos, e mesmo após 50 anos em terras francesas, Portugal será sempre o primeiro país no seu "coração".

 

ler artigo completo no Negócios, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades