FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2016
Governo português promete “reparação” das insuficiências da rede consular
2016-06-11
O Governo português promete, na tradicional mensagem do 10 de Junho às comunidades, resolver os casos de insuficiências na rede consular, com especial foco na questão dos recursos humanos. A promessa é feita no âmbito das comemorações do dia de Portugal e está assinada pelo Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro.

“Outra das preocupações políticas é a reparação gradual das insuficiências mais críticas, designadamente em recursos humanos, da rede consular. O novo Sistema de Gestão Consular vai permitir uma maior simplificação e modernização dos serviços prestados aos cidadãos portugueses residentes no estrangeiro”, pode ler-se na carta aberta endereçada às comunidades.

O documento do Governo português é essencialmente descritivo sobre as medidas que estão a ser tomadas, focando igualmente os problemas do abrandamento da economia mundial sentido pelas diferentes comunidades. Nos últimos tempos são vários os destinos tradicionais da emigração portuguesa que enfrentam problemas relacionados com questões económicas.

“Temos consciência de que os novos tempos exigem o reforço dos mecanismos de solidariedade e apoio às famílias mais carenciadas dos portugueses residentes no estrangeiro”, afirma o Executivo liderado por António Costa, embora não seja explicado o montante do reforço nem a data em que este vai ser realizado.

 

Ler artigo completo no Ponto Final, aqui

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades