FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2009
Embaixada de Portugal cria blogue para eleitos de origem portuguesa
2009-05-29
A embaixada de Portugal em França criou um blogue para promover o debate de temas comuns, apresentação de sugestões, promoção de iniciativas e interacção dos eleitos de origem portuguesa no país

«A ideia do blogue surgiu numa reunião em Bordéus, a 16 de Maio, num encontro com a comunidade lusa e eleitos da região», disse à agência Lusa Francisco Seixas da Costa, embaixador de Portugal em França.

O embaixador escreveu a alguns eleitos de origem portuguesa daquela zona, que concentra uma grande comunidade de portugueses, e convidou-os a participar nesta reunião.

«Nessa conversa surgiu a ideia de se poder criar uma espécie de plataforma informática em que os eleitos de expressão portuguesa pudessem eles próprios contribuir com textos, sugerir coisas, dar conta das suas iniciativas, mobilizar as pessoas para eventuais iniciativas conjuntas», referiu Francisco Seixas da Costa.

«O nosso objectivo não é de fazer um lobby português em França, o nosso objectivo é garantir que uma comunidade, que muito deu a França em termos do seu desenvolvimento e agora tem portugueses em posições de relevo, possa afirmar-se internamente ao nível que merece e, para isso, as pessoas têm de se conhecer»,

Segundo o embaixador, «desde há uns anos para cá, tem sido evidente que muitos portugueses ou cidadãos de origem portuguesa, filhos ou netos de emigrantes portugueses em França, começam a assumir posições na sociedade francesa e a ser eleitos, quer a nível local, quer a nível regional ou quer mesmo a nível nacional».

«Isto é um processo normal na integração das comunidades estrangeiras e, ao longo dos últimos anos, a embaixada de Portugal em França e a Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas acharam interessante começar a descobrir estes cidadãos, tentar conhecê-los, de forma a ligá-los um pouco a algo que pudesse ser a própria projecção da imagem da cultura portuguesa em França e, digamos, a própria criação de um patamar colectivo de afirmação da comunidade portuguesa no país», disse.

O embaixador disse ainda que o blogue (www.france-portugalblogspot.com) não tem controlo por parte da embaixada.

«A plataforma informática será aquilo que eleitos (cerca de 1350 em França) quiserem que ela seja. Há pessoas muito motivadas para escrever, outras querem apenas ler e outras que querem fazer apenas comentários», indicou.

«Logo veremos a sequência que isso tem», referiu ainda o diplomata, acrescentando que «o blogue já está em funcionamento e uma dezena de pessoas já pediu o código de acesso».

Francisco Seixas da Costa espera que nos próximos oito dias já existam mais eleitos de origem portuguesa a participar no blogue.

«Na embaixada, estaremos atentos também às sugestões dos eleitos para termos os interesses deles também presentes nas nossas acções quotidianas», afirmou.

Os eleitos de origem portuguesa que desejem ter acesso à plataforma informática precisam apenas pedir uma senha de acesso, que lhes permitirá participar no espaço de discussão.

Lusa/SOL

Sol. aqui, acedido em 29 de Maio de 2009.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 018

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte.pt

Parceiros Apoios