FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2009
Editora francesa lança livro sobre portugueses em Paris
2009-04-05

A editora francesa Chandeigne lançou este sábado um livro sobre a presença dos portugueses em Paris ao longo dos séculos para, entre outros motivos, mostrar que a presença lusa em França é «muito antiga».

A antologia «Os Portugueses em Paris, ao longo dos séculos e por bairro» foi criado com o intuito de «mostrar que a presença portuguesa em França é muito antiga e dar uma imagem da presença portuguesa em Paris na vertente cultural, económica e social de uma forma divertida, descontraída», declarou à Lusa o editor Michel Chandeigne.

A publicação pode servir de guia na capital francesa, ajudar a descobrir o olhar dos parisienses em relação aos portugueses e percepcionar a forma como esse olhar evoluiu ao longo do tempo.

Na obra «fica registada de uma forma lúdica a presença portuguesa em Paris. É uma antologia da presença portuguesa desde há cinco séculos, não só da emigração recente. Um registo bem disposto, com humor, com piada», acrescentou o editor.

Para Michel Chandeigne este é um livro «recheado de episódios que podem fazer sorrir» e onde a história de Portugal se cruza com a história da capital francesa, de uma forma ligeira, descomprometida e divertida.

(continuação)

Governantes, diplomatas, escritores, políticos, pintores, médicos, investigadores e anónimos que passaram por Paris estão representados na obra.

Vasco da Gama num «velib» (bicicleta de aluguer livre em Paris), Eça de Queiroz na esplanada de um café parisiense com o jornal A Bola na mão ou o Rei Dom Sebastião passeando o seu cão de caça nas ruas de Paris são algumas das ilustrações que, com humor, enquadram personagens da história em ambientes da Paris contemporânea, que na capa é representada como num azulejo português.

«Os Portugueses em Paris, ao longo dos séculos e por bairro» foi escrito por Agnés Pellerin, com a colaboração de Anne Lima e Xavier de Castro, e tem ilustrações de Irene Bonacina.

Diário Digital / Lusa

Diário Digital, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 018

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte.pt

Parceiros Apoios