FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2016
Portugal pede às empresas no Brasil que ajudem na reconstrução do Museu da Língua Portuguesa
2016-04-19
O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, pediu às empresas nacionais no Brasil que apoiem os trabalhos de reconstrução do Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo. Em São Paulo, na visita ao acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo e à fachada das obras no Museu da Língua Portuguesa, que ficou parcialmente destruído num incêndio no final de 2015, o governante português sublinhou “o apelo que está sendo feito por autoridades brasileiras para que empresas portuguesas que atuam no Brasil possam se associar a este projeto”.

Nesse sentido, as "nossas unidades consulares têm falado à iniciativa privada sobre a importância de projetos que promovem a valorização da língua portuguesa no mundo", explicou José Luís Carneiro, que não se quis comprometer com apoios diretos do estado português.
A contribuição financeira "é uma das questões que está sendo avaliada. O que nós oferecemos de imediato é o apoio técnico na reconstrução e requalificação de conteúdos multimídia que foram destruídos por força do incêndio", disse.
Sobre as parcerias para arrecadar o dinheiro necessário, entre 40 e 50 milhões de reais (dez milhões de euros), José Luís Carneiro citou uma possível parceria da EDP com o governo estadual de São Paulo, que ainda não foi formalizada.
Na visita, esteve presente o secretário da Cultura de São Paulo, Marcelo Mattos Araújo, explicou que as obras de reparação estão a ser avaliadas mas adiantou que o projeto deve ser refeito nos mesmos parâmetros do prédio anterior, restaurado pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha.
Mattos Araújo também salientou que já houve a remoção dos entulhos e o reforço da estrutura danificada pelas chamas, estando previsto que o espaço seja reaberto ao público em 2018.    

 

Ler artigo completo no Jornal Mundo Lusíada, aqui

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades