FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2016
Barómetro de Notícias: Todos os caminhos levam a Paris
2016-06-06
A cidade luz estará no centro da atenção jornalística esta semana. As comemorações do Dia de Portugal e das Comunidades Portuguesas e a cerimónia de abertura do Euro 2016 deslocam para Paris os principais temas mediáticos nacionais

Pela primeira vez na história deste feriado, o Dia de Portugal, de Camões das Comunidades Portuguesas será comemorado junto das comunidades portuguesas no estrangeiro, naquela que a seguir a Lisboa e ao Porto é cidade com mais habitantes portugueses, Paris.

Nesta sexta-feira inicia-se também em Paris o Campeonato Europeu de Futebol, com a Federação Portuguesa de Futebol a ser criticada pelo slogan “Não somos 11, Somos 11 milhões”; que parece excluir os 5 milhões de portugueses expatriados. Muitos destes portugueses são também o que coloquialmente se chama de “Lesados do BES”, sendo que após uma reunião com Diogo Lacerda Machado a 6 de Junho, a Associação Movimento dos Emigrantes Lesados Portugueses organizará um protesto em Paris na sexta-feira, a propósito da presença na cidade do Primeiro-Ministro e do Presidente da República.

Marcelo Rebelo de Sousa ficará na capital francesa até domingo, reunindo-se com diversos representantes das comunidades portuguesas na região de Paris.

Na própria cerimónia do 10 de Junho, Marcelo Rebelo de Sousa condecorará quatro emigrantes portugueses pelo seu papel no auxílio às vítimas dos recentes atentados de Paris, juntamente com quatro cidadãos franceses e um português pelo trabalho realizado junto em prol da comunidade portuguesa.

Espera-se, pois, que Paris seja uma cidade incontornável nos destaques desta semana. Uma Paris com um sabor a Portugal.

 

Ler artigo completo no Tvi24, aqui

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades