FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2016
A emigração "não é só uma história de sucesso", alerta Santa Casa
2016-06-02
A Santa Casa da Misericórdia de Paris (SCMP) vai organizar, este sábado, a sexta edição das Jornadas Sociais e mostrar que "a emigração não é só uma história de sucesso", disse à Lusa Joaquim Silva Sousa, provedor da Misericórdia de Paris.

"Este ano, o tema base de reflexão é 'Contra a precariedade: justiça, partilha e misericórdia' (?) É importante e permite ver que a emigração não é só uma história de sucesso. Vai haver casos concretos de que infelizmente há pessoas que ficam na beira da estrada", explicou Joaquim Silva Sousa.

As jornadas vão acontecer no Consulado-Geral de Portugal em Paris no próximo sábado, entre as 9h30 e as 12h30 (hora local) e o objetivo é "encontrar ideias para ajudar a comunidade".

"A história da emigração, infelizmente, não são só casos de sucesso, também há muitos casos de insucesso e é necessário que alguém se ocupe dessas pessoas. É o que a Misericórdia de Paris tem estado a fazer há 24 anos", acrescentou o provedor.

Joaquim Silva Sousa precisou que a Misericórdia de Paris tem agido para "evitar que as pessoas caiam na rua por perda do alojamento", tendo sido identificados, no passado, casos de portugueses a dormir na rua.

"Neste momento, temos pessoas que perderam o emprego, que tiveram acidentes de trabalho e que não sabem tratar de questões administrativas, encontrando-se muito facilmente em situações em que não podem pagar a renda. Temos também situações de casais que precisam de alojamento e de trabalho e alguns problemas de foro psicológico", descreveu.

A instituição também dá vales de 50 euros aos detidos portugueses "mais necessitados" nas prisões de França e tem ajudado "uma média de 200 famílias anualmente" com cabazes de alimentos, distribuindo "à volta de quatro toneladas de alimentos por ano", incluindo a "pessoas que começavam a passar fome".

 

Ler artigo completo no Notícias ao Minuto, aqui

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades