FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2016
Nem 11 nem 11 milhões. A selecção nacional esqueceu-se dos emigrantes?
2016-06-02
Deputado eleito pelo círculo da emigração na Europa critica campanha de apoio à selecção, lançada a propósito do Euro2016.

O deputado do PS Paulo Pisco alertou esta quinta-feira que a campanha de apoio à selecção nacional de futebol lançada pela Federação Portuguesa de Futebol ignora os cinco milhões de portugueses emigrantes, o que disse ver "com uma certa irritação".

Em causa está a campanha de apoio à selecção portuguesa, com o lema "Não somos 11, Somos 11 milhões", durante o campeonato europeu de futebol (Euro2016), que o deputado socialista, eleito pelo círculo da emigração na Europa, considera "uma desconsideração" para com os cinco milhões de emigrantes portugueses.

"Torna-se quase uma desconsideração esquecer que a nação portuguesa não é apenas composta pelos 10 milhões que habitam dentro das nossas fronteiras, é muito mais vasta e inclui os cinco milhões que estão espalhados pelo mundo, sem contar com aquelas que são as segundas e terceiras gerações, que fazem muito mais apoiantes da selecção portuguesa", disse o socialista à Lusa.

"Precisamos do apoio de todos, sem nenhum tipo de exclusão, e deveremos estar unidos. Seria importante que fossem considerados os 15 milhões de portugueses e não apenas os 11 milhões de que a Federação Portuguesa de Futebol fala", afirmou Paulo Pisco, que espera que aquele organismo ainda corrija a sua campanha.

Pisco lembrou que este é "um erro que volta a ser cometido" e que já em 2008, quando o campeonato europeu de futebol decorreu na Suíça e na Áustria, "uma marca, muito conhecida, disse que havia 10 milhões de portugueses a apoiar a selecção".

 

Ler artigo completo na Renascença, aqui

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades