FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2016
SEF deteve emigrante português por auxílio à imigração ilegal
2016-05-31
O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) anunciou hoje a detenção, na cidade da Guarda, de um cidadão nacional, residente em França, pela alegada prática do crime de auxílio à imigração ilegal.

Segundo o SEF, a detenção do suspeito ocorreu no final da passada semana quando se preparava para, numa viatura particular de matrícula francesa, "transportar a partir daquela cidade e com destino a França cinco cidadãos estrangeiros em situação ilegal em território nacional acabados de chegar à Guarda em transportes rodoviários regulares" provenientes de Lisboa e do Algarve.

"Conforme se veio a comprovar, terá sido este mesmo indivíduo a transportar o grupo para Portugal, algumas semanas antes", explica a fonte em comunicado hoje enviado à agência Lusa.

O SEF refere ainda que era objetivo dos cidadãos estrangeiros "procurar relações de trabalho fictícias" em Portugal "com vista a procurarem beneficiar dos mecanismos legais de regularização excecional previstos na legislação nacional que lhes permitiria depois circular livremente no território da União Europeia e permanecer nos países onde efetivamente residem".

O detido aguarda em liberdade as ulteriores diligências processuais, tendo a viatura que conduzia sido apreendida, é referido na nota.

 

Ler artigo completo no Notícias ao Minuto, aqui

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 018

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte.pt

Parceiros Apoios