FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa 2009
Ministros das Finanças da CPLP reúnem-se em Lisboa
2009-06-22
Será a primeira vez que ocorre um encontro entre os titulares da pasta desta organização internacional.

Praia - Os Ministros das Finanças dos países que integram a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) vão reunir-se em Lisboa, nos dias 28 e 29 deste mês, no âmbito da presidência portuguesa deste organismo internacional.

Trata-se da primeira vez que ocorre uma reunião que Ficongrega os titulares da pasta, visando marcar o início de uma colaboração regular e permanente entre eles, contribuindo assim para uma maior afirmação política da organização e para a concretização dos seus objetivos, num contexto econômico que se apresenta difícil em nível mundial.

É neste âmbito que os temas principais em discussão na reunião serão os da crise financeira e os seus efeitos na economia dos países da CPLP e o do papel dos Estados membros do organismo na arquitetura financeira internacional, informa a Inforpress.

O evento inicia-se com um jantar, no dia 28, no Forte de São Julião da Barra. A reunião propriamente dita será no dia 29 de junho, no Ministério das Finanças e da Administração Pública, na Avenida Infante D. Henrique I, em Lisboa.

O ministro de Estado e das Finanças de Portugal, Fernando Teixeira dos Santos, presidirá a reunião, que contará com as presenças dos seus colegas de Angola, Eduardo Severim de Morais; de Cabo Verde; Cristina Duarte; da Guiné Bissau, José Mário Vaz; de Moçambique, Manuel Chang; de São Tomé e Príncipe, Ângela Viegas Santiago; e de Timor Leste, Emília Pires. O Brasil estará representado pelo Secretário de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda, Marcus Bezerra Galvão.

Também participam o Secretário Executivo da CPLP, Domingos Simões Pereira, e o Chaiman do African Training and Management Services (ATMS), Jan Berteling.

Como orador convidado estará também a International Finance Corporation (IFC), membro do Banco Mundial, representada pelo seu vice-presidente, Thierry Tanoh, que chefia uma delegação composta ainda pelo representante especial para a Europa cessante, Imoni Akpofure, e pelo seu substituto, Wolfgang Bertelsmeier.

 África 21 digital, aqui, acedido em 23 de Junho de 2009.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 018

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios