FR
Início / Notícias e eventos / Notícias / A diversidade linguística dos espaços da língua portuguesa
A diversidade linguística dos espaços da língua portuguesa
26 ma​io 2016, 9h15-17h30, Fundação Calouste Gulbenkian (Paris)

Enquadramento

Este será o terceiro encontro, e o primeiro fora de Portugal, de um grupo de trabalho interdisciplinar sobre a diversidade linguística em espaços caracterizados por uma significativa presença da língua portuguesa. Desta vez o encontro internacional é organizado em colaboração com a Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) e o Instituto Internacional de Língua Portuguesa (ILLP / CPLP).

Ao longo desta mesa redonda pretendemos debater o papel social e político da língua portuguesa nos seus diferentes territórios, refletindo criticamente sobre termos como “espaço lusófono” e “comunidade de língua portuguesa”. Essa reflexão leva-nos necessariamente à análise da sua transformação de língua colonizadora a língua oficial e língua de mobilidade internacional, tomando várias formas e estatutos oficiais, e remetendo-nos para a discussão em torno da importância que esta assume enquanto língua veicular com forte poder de mercado. Ao discutir estes processos, consideraremos o papel fulcral desempenhado pelas instituições como FCG, a UNESCO e o Instituto Internacional de Língua Portuguesa dentro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (IILP/CPLP) na promoção da língua portuguesa enquanto poder simbólico.

No âmbito deste diálogo interdisciplinar, entre Linguística, Sociolinguística, Sociologia, Antropologia, Literatura e Ciências da Educação, propomos focar nas seguintes questões:
- Que línguas de poder identificamos nos espaços da língua portuguesa, e em que espaços de ação?
- Falamos de repertórios linguísticos estanques e fixos ou flexíveis e negociáveis?
- Como definir a relação entre a norma fixa de cada língua e a sua fluidez? Que papel tem a norma fixa nos processos de mobilidade social dos indivíduos?
- Como evoluem as preferências no uso do português ao nível individual e global?

Finalmente, o presente encontro visa promover a colaboração de uma rede de investigadores de várias áreas disciplinares e de diferentes centros nacionais e internacionais, com o objetivo de iniciar debates e organizar eventos em torno destas temáticas.

 

Ver mais detalhes, cartaz e programa, aqui

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 018

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte.pt

Parceiros Apoios