FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2016
Investigadores discutem imigração portuguesa no Luxemburgo
2016-02-19
Uma dezena de investigadores, historiadores e sociólogos vão estar reunidos hoje e no sábado no Grão-Ducado para discutir a imigração portuguesa, numa conferência organizada pela Universidade do Luxemburgo e o Centro de Documentação sobre as Migrações Humanas.

As relações entre gerações de imigrantes, a nova imigração portuguesa no Luxemburgo, a terceira idade, um estudo comparativo entre a imigração portuguesa e italiana (que precedeu o fluxo de portugueses para o país), o impacto da livre circulação europeia nos trabalhadores portugueses no Grão-Ducado, são alguns dos temas que vão ser discutidos na conferência internacional "Luso-Luxemburguês".

Para o coordenador da conferência, o historiador luxemburguês Thierry Hinger - que prepara atualmente um doutoramento sobre a política de emigração portuguesa após o 25 de Abril -, a iniciativa confirma o interesse crescente de académicos e investigadores pela imigração portuguesa no Luxemburgo, a maior comunidade estrangeira no país.

"Há muitos investigadores a trabalhar nesta área na Universidade do Luxemburgo, mas também noutros países", disse o historiador à Lusa.

O objetivo "é pôr em contacto os investigadores que trabalham nesta área e iniciar uma discussão sobre a imigração portuguesa".

Esta é a primeira conferência internacional sobre o tema realizada no Luxemburgo, sublinhou o coordenador, que espera também conseguir "mostrar ao público aquilo que se faz sobre a imigração portuguesa no país, a nível académico".

Do painel faz parte José Carlos Marques, investigador do Centro de Estudos Sociais e do Núcleo de Estudos das Migrações, em Coimbra, além de investigadores da Universidade do Luxemburgo, Universidade de Lisboa, Califórnia, Universidade de Trento, em Itália, e de Ghent, na Bélgica.

 

Ler artigo completo no Notícias ao Minuto, aqui

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades