FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa 2016
Secretário de Estado das Comunidades participa em conferência sobre emigração
2016-02-12
O secretário de Estado das Comunidades, José Luís Carneiro, e o presidente da Câmara dos Deputados, Mars di Bartolomeo, vão participar numa conferência sobre a emigração. O evento vai ter lugar na quinta-feira, na cidade do Luxemburgo.

Organizado pela central sindical portuguesa União Geral dos Trabalhadores (UGT-P), a conferência "Reforçar a cooperação e as comunidades emigradas" tem como objectivo "promover um profundo debate sobre o ensino da língua portuguesa no estrangeiro e sobre a problemática da segurança social para a comunidade emigrada", refere a UGT em comunicado.

Os organizadores esperam com esta iniciativa "lançar novas perspectivas sobre os problemas que os trabalhadores portugueses emigrados têm no Luxemburgo, especialmente a questão da dupla tributação das pensões", lê-se ainda o documento.

O debate vai contar com as contribuições das duas principais centrais sindicais luxemburguesas, OGB-L e LCGB, e de representantes do governo português e luxemburguês.

A sessão de abertura vai estar a cargo do secretário-geral da UGT, Carlos Silva, do secretário de Estado das Comunidades, José Luís Carneiro, e do presidente da Câmara dos Deputados, Mars di Bartolomeo.

Segue-se a discussão das temáticas do "ensino da língua portuguesa no estrangeiro" e "segurança social para a comunidade emigrada", com a participação de vários técnicos vindos de Portugal.

 

Ler artigo completo no Luxemburger Wort, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios