FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2016
Investigadores discutem imigração portuguesa no Luxemburgo
2016-02-10
Mais de uma dezena de investigadores vão estar reunidos no Grão-Ducado para discutir a imigração portuguesa no país, numa conferência internacional organizada pela Universidade do Luxemburgo, em colaboração com o Centro de Documentação sobre as Migrações Humanas (CDMH).

Durante dois dias, de 19 a 20 de Fevereiro, historiadores, sociólogos, geógrafos e investigadores na área das migrações vão participar na conferência "Luso-Luxemburguês?", a fim de trocar informação e experiências. 

Para o coordenador da conferência, o historiador luxemburguês Thierry Hinger - a preparar actualmente um doutoramento sobre a política de emigração portuguesa após o 25 de Abril -, a iniciativa confirma o interesse crescente de académicos e investigadores pela imigração portuguesa no Luxemburgo.

"Há muitos investigadores a trabalhar nesta área na Universidade do Luxemburgo, mas também noutros países", disse o historiador ao CONTACTO. O objectivo "é pôr em contacto os investigadores que trabalham nesta área e iniciar uma discussão sobre a imigração portuguesa". 

Esta é a primeira conferência internacional sobre o tema realizada no Luxemburgo, sublinha o coordenador, que espera também conseguir "mostrar ao público aquilo que se faz sobre a imigração portuguesa no país, a nível académico". 

Do painel faz parte José Carlos Marques, investigador do Centro de Estudos Sociais e do Núcleo de Estudos das Migrações, em Coimbra, considerado um dos maiores especialistas internacionais em imigração. 

"Temos a sorte de contar com José Carlos Marques para moderar os debates e apresentar as conclusões", disse ao CONTACTO o historiador luxemburguês. 

 

ler artigo completo no Luxemburger Wort, aqui

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades