FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2016
Documentário retrata imigrantes
 portugueses em busca do"Eldorado" luxemburguês
2016-02-10
Quase sete anos depois do lançamento das primeiras sementes, o documentário “Eldorado”, sobre a imigração portuguesa no Luxemburgo, vai finalmente chegar aos cinemas luxemburgueses. Durante três anos, os realizadores acompanharam a história de quatro imigrantes lusófonos à procura do “Eldorado” luxemburguês. O resultado é um filme a meio caminho entre o documentário e a ficção que quer mostrar as “alegrias e tristezas” dos imigrantes portugueses.

São três realizadores, mas à conversa com o CONTACTO estão apenas dois, o português Rui Eduardo Abreu e o luxemburguês Thierry Besseling (Loïc Tanson, o terceiro, não pôde estar presente). "Eldorado", o documentário assinado pelos três, é o primeiro filme sobre a imigração portuguesa no Luxemburgo e é esperado há vários anos. 

O projecto foi mesmo anunciado nos cinemas luxemburgueses em Julho de 2009, com um "spot" provocatório que questionava os estereótipos em relação aos portugueses. "Não estão fartos de clichés?", perguntava-se no anúncio. Depois, silêncio rádio. Foram precisos sete anos para concluir o documentário, agora seleccionado para a competição no Luxembourg Film Festival, que decorre em Fevereiro, e a conversa começa logo por aí: porquê tanto tempo?

"Foi o tempo necessário", diz Rui Eduardo Abreu. "No início era uma ideia vaga, proposta pela ASTI (Associação de Apoio aos Trabalhadores Imigrantes). Mas a realizadora alemã que foi convidada para fazer o filme acabou por não poder continuar, e como eu já estava ligado ao projecto, a Samsa convidou-me para continuar", recorda. 

 

Ler artigo completo no Luxemburger Wort, aqui

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades