FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2016
Secretário de Estado visita Reino Unido, Bélgica e Luxemburgo
2016-02-10
O secretário de Estado das Comunidades Portuguesa visita a partir de sexta-feira o Reino Unido, Bélgica e Luxemburgo, com o ensino da língua portuguesa e a participação eleitoral entre os temas a dominar os encontros oficiais.

No Reino Unido, que é atualmente o principal destino da emigração portuguesa, José Luís Carneiro desloca-se a Londres, Manchester e Wrexham entre sexta-feira e domingo, onde vai contactar autoridades locais e associações da comunidade portuguesa, segundo uma nota do gabinete do governante, hoje divulgada.

PUB

Neste país, o governante vai dedicar especial atenção à "nova vaga de emigrantes que saiu do país por causa da crise económica", constituída predominantemente por jovens adultos, indica o comunicado.

"Queremos partilhar com os jovens emigrantes que este Governo tudo fará para que o país volte a crescer e para que seja viável o regresso. Sabemos que muitos deles preferiam exercer as suas profissões em Portugal e o país, que fez um grande investimento na sua formação, muito gostaria de aproveitar estes recursos humanos", destaca Carneiro, na mesma nota.

O fluxo de emigração para o Reino Unido caracteriza-se por ter uma elevada percentagem de ativos com qualificações superiores. Em 2014 emigraram para aquele país mais de 30 mil portugueses, totalizando 175 mil cidadãos nacionais (mais 22,3 por cento do que em 2013), que constituem a sexta maior comunidade estrangeira.

 

Ler artigo completo no Notícias ao Minuto, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades