FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa 2009
Comunidades: Hino Nacional cantado de forma emocionada em Toronto
2009-05-30

Por Francisco Ribeiro, da agência Lusa

Toronto, Canadá, 30 Mai (Lusa) - O hino nacional português foi hoje cantado, de forma emocionada, por dezenas de emigrantes açorianos em plena College Street, em Toronto, na abertura das comemorações do Dia dos Açores, que decorrem nesta cidade canadiana.

Ao som da Banda do Sagrado Coração de Jesus, de Toronto, fardada a rigor, os emigrantes açorianos e a comitiva que acompanhou o presidente do governo regional, Carlos César, na deslocação ao Canadá, entoaram 'A Portuguesa', muitos com a mão no peito e a voz embargada.

A College Street, na capital da província canadiana de Ontário, foi hoje parcialmente cortada ao trânsito para receber as celebrações do Dia dos Açores, que incluíram a primeira edição do Azores Street Festival.

Nesta rua de Toronto está também situada a Casa dos Açores de Ontário, onde Carlos César inaugurou hoje um posto da Rede Integrada de Apoio ao Cidadão (RIAC), o primeiro fora de Portugal.

"Os Açores marcam a sua modernidade, numa aproximação dos serviços e das autoridades onde existem comunidades emigradas", afirmou Carlos César, recordando que a RIAC permite tratar de questões como a segurança social, os impostos, a carta de condução ou a consulta dos cadernos eleitorais.

"Esta é uma faceta dos Açores modernos que estamos a construir", frisou o chefe do executivo açoriano, que afirmou pretender "mobilizar as comunidades açorianas" para o conhecimento da nova realidade do arquipélago, promovendo dessa forma "o orgulho de ser açoriano".

Carlos César afirmou que serão abertos, em breve, novos postos da RIAC em Fall River, nos EUA, e em Hamilton, das Bermudas, "para suprir a deficiente estrutura consular portuguesa local".

Segundo o presidente do executivo açoriano, estima-se que cerca de 350 mil pessoas utilizem, até ao final do ano, os serviços disponibilizados pelos 45 postos RIAC existentes.

Na cidade de Toronto, este ano escolhida como sede das comemorações do Dia dos Açores, vivem actualmente cerca de 200 mil portugueses e luso-descendentes, a maioria dos quais açorianos.

A forte presença portuguesa nesta cidade canadiana está patente na existência de uma Azores Street, que atravessa a zona conhecida como Little Portugal, onde são inúmeros as lojas comerciais com nomes portugueses.

'Bairrada Churrasqueira', 'Estrela do Mar Restaurante', 'Ponta Delgada Jewellery' ou 'Baptista Grocery' são apenas alguns exemplos.

Depois de inaugurado o I Azores Street Festival e o posto da RIAC, Carlos César almoçou as tradicionais 'Sopas do Espírito Santo' com a comunidade açoriana, assistindo depois a um espectáculo de variedades com artistas da comunidade local.

Jornal Expresso, aqui, acedido em 03 de Junho de 2009.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 018

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios