FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2016
Emigrante apela à compra de quadro de Josefa de Óbidos que vai a leilão em Nova Iorque
2016-01-13
Filipe Mendes, o galerista que adquiriu uma tela da pintora Josefa de Óbidos, para doar ao Museu do Louvre, está a apelar a museus portugueses para comprarem outro quadro da artista, que vai a leilão em Nova Iorque.

"A Sagrada Família com São João Batista, Santa Isabel e Anjos", de 1678, que a Sotheby's leva a leilão a 28 de janeiro, é a obra que formaria par com "Maria Madalena confortada pelos Anjos", que Filipe Mendes arrematou, há quase um ano, também na Sotheby's, por 269 mil dólares (238.615 euros).

"Tenho contactado museus portugueses para comprarem o quadro. Quando comprei o meu, não sabia que havia outro. Sabendo que o meu vai entrar no Louvre, então os portugueses não vão comprar o seu par? A obra tem de entrar no património português e, quando há um quadro tão importante, é indispensável comprá-lo para o mostrar aos portugueses e ao mundo", justificou o galerista à Lusa.

"A Sagrada Família com São João Batista, Santa Isabel e Anjos" tem um valor estimado entre 200 mil a 300 mil dólares (de perto de 183 mil euros a cerca de 274 mil euros), e Filipe Mendes acredita que a obra poderá vir a interessar o Louvre, mais tarde, já que "Maria Madalena confortada pelos Anjos" poderá entrar, "em princípios de março", no museu parisiense.

Filipe Mendes - emigrado em França desde os 14 anos, onde estudou História da Arte e Direito - quer, também, mobilizar os emigrantes para a divulgação da arte portuguesa e está a trabalhar na criação de uma "associação para a valorização da arte portuguesa no mundo", para restaurar e divulgar obras que estejam fora de Portugal.

 

Ler artigo completo no Port.com, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades