FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2016
Emigrantes no Luxemburgo ajudam Bombeiros de Mortágua
2016-01-06
Um grupo de bombeiros portugueses no Luxemburgo entregou um cheque de 1.500 euros aos Bombeiros Voluntários de Mortágua, um gesto que se junta a outras acções de solidariedade de emigrantes no Grão-Ducado a favor daquela corporação portuguesa.

O montante foi angariado com a venda de 'pins', uma iniciativa de Fernando Soares, bombeiro voluntário em Schengen e membro da União Desportiva Portuguesa (UDP) de Wormeldange, uma localidade geminada com Mortágua. 

Há anos que os Bombeiros de Mortágua são os principais beneficiários do acordo de geminação assinado em 2004 pelas duas localidades, e as relações entre as associações dos dois países são consideradas excelentes. 

Há uns meses, a corporação portuguesa enviou uma caixa de 'pins' ao cuidado do antigo presidente dos Bombeiros no Luxemburgo, Jean-Pierre Hein, "para serem oferecidos aos bombeiros da Moselle", conta Fernando Soares. "Eu ofereci muitos, mas eram tantos que decidimos vender alguns, com um grupo de amigos, e deu este dinheiro", explica o bombeiro português. 

Mil e quinhentos euros, foi quanto rendeu a venda solidária. O cheque foi entregue no Natal no quartel dos Bombeiros de Mortágua, aproveitando as férias de Fernando Soares, casado com uma emigrante daquela localidade. "Como fomos lá no Natal passar as férias, pedi a uns amigos para irem comigo para entregar um cheque", conta o emigrante português.

 

Ler artigo completo no Luxemburger Wort, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades