FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2015
Emigrantes portugueses vêm à boleia passar o Natal e a passagem de ano
2015-12-23
As viagens partilhadas desde Paris e Madrid para diversos pontos do País são cada vez mais procuradas. Na plataforma online BlaBlaCar, os utilizadores começam como passageiros e rapidamente passam a condutores

Telmo Casimiro mudou-se para Paris há três anos e meio, atrás de uma oportunidade. Barman de profissão, só costuma vir a Ourém no verão porque são 17 horas de viagem, mais 300 euros de gastos com combustível e portagens, para cada lado. Inscreveu-se, por isso, como passageiro na plataforma de viagens partilhadas BlaBlaCar, para ir de Ourém a Paris. Mas, agora, resolveu passar para o lado dos condutores.

Como está desempregado, pensou encher o seu Alfa Romeo 159 e, assim, vir passar o Natal com a família a custo zero. Além de dois amigos (que vinham para Fátima e Leiria), já trouxe Ibrahim, um jovem muçulmano da Guiné Equatorial a estudar na Universidade de Reims, que ficou em Cantanhede para passar a quadra com a namorada.

Os quatro partiram da Porte d'Italie às 8 da noite de sexta-feira, 18, e chegaram a Portugal para o almoço de sábado. "Foi a maneira que arranjei de vir passar o Natal a casa", conta Telmo. O regresso, marcado para domingo, 27, já está anunciado na BlaBlaCar, mas, mesmo que Telmo não tenha companhia, terá de voltar pois arranjou trabalho para o Réveillon.

 

Ler artigo completo na Visão, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades