FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2015
Cavaco Silva distingue três personalidades da emigração portuguesa no Brasil e nos EUA
2015-12-22
O presidente de Portugal, Cavaco Silva, condecorou, no Palácio de Belém, António Pargana, Ronald DePinho e Pedro Gadanho, três personalidades da diáspora portuguesa que se têm destacado nas respetivas áreas profissionais.

O Presidente de Portugal, Cavaco Silva, condecorou, segunda-feira (21), no Palácio de Belém,  Ronald DePinho, António Pargana e Pedro Gadanho, três personalidades da diáspora portuguesa que se têm destacado nas respetivas áreas profissionais, informa a agência Lusa.

Ronald DePinho, agraciado com a insígnia de comendador da Ordem Militar de Sant'Iago de Espada, é presidente do Centro de Cancro MD Anderson da universidade do Texas, em Houston, Estados Unidos, desde setembro de 2011. O centro é internacionalmente reconhecido pela pesquisa fundamental e transnacional em cancro.

António Pargana, radicado em São Paulo, no Brasil, empresário e investidor, tem atuado na área do comércio externo desde 1975. Em 1994 fundou a Cisa Trading S.A., uma das maiores empresas de comércio internacional do Brasil, e  recebeu a insígnia de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.

Pedro Gadanho, condecorado com o grau de comendador da Ordem do Infante D. Henrique, é arquiteto, curador e escritor. Esteve estabelecido vários anos em Nova Iorque, onde assumiu o cargo de curador para Arquitetura Contemporânea no Departamento de Arquitetura e Design do Museu de Arte Moderna (MoMa) em Nova Iorque, tendo regressado a Portugal para assumir as funções de diretor de programação do Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT) da Fundação EDP.

Os três condecorados encontram-se em Portugal para participarem no Conselho de Diáspora, que decorre nesta terça-feira.

"António Pargana, um algarvio como eu e que não esquece as suas raízes (...) não investe apenas no Brasil, investe também em Portugal, na sua terra natal, onde tudo começou", disse Cavaco Silva.

 

Ler artigo completo no Portugal Digital, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades