FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2015
Europa: imigrantes portugueses são vítimas de um desastre natural fatal e destruidor
2015-12-20
Um desastre natural soterrou dezenas de casas e provocou várias vítimas, deixando um rasto verdadeiramente destruidor.

Uma avalanche na zona do arquipélago de Svalbard, pertencente à Noruega, soterrou dezenas de casas e provocou, até agora, dez feridos e um morto confirmado. Segundo informa o site "Notícias ao Minuto", três imigrantes portugueses já foram identificados como uma das vítimas desse desastre natural verdadeiramente destruidor, tendo ainda assim conseguido escapar com vida. Pelo menos um deles estava fazendo um trabalho de investigação na zona, conhecida por sua beleza natural, tendo já regressado à Europa continental.

Em uma pequena localidade junto a montanhas cheias de neve o risco de avalanche está sempre presente, contudo, ontem, dia 19, a força da natureza fez com que dezenas de casas ficassem soterradas, apanhando também os locais de surpresa. Felizmente, e apesar das imagens chocantes, só uma vítima mortal foi confirmada, não havendo para já informações de nenhuma pessoa desaparecida.

Segundo a rádio "TSF", os três emigrantes portugueses envolvidos no trágico desastre natural, dois vivendo perto do local e um trabalhando em uma investigação, contaram como o desastre fez com que fosse impossível regressar a casa, tendo muito provavelmente passado toda a noite ajudando nos trabalhos de recuperação e procura de corpos, ou então tendo sido recebidos nas casas de outros locais. Passadas poucas horas depois do acidente, a prioridade agora é de soterrar todas as habitações submersas na neve, trabalho esse que ainda pode tomar bastantes dias.

 

Ler artigo completo no Blasting News, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades