FR
Início / Notícias / OEm nos média
Sinais de alerta na emigração
Números de saídas e entradas no País, os destinos mais desejados, as qualificações dos que deixam Portugal, causas e consequências destes fluxos são apenas alguns pontos em discussão, esta tarde, no seminário A Emigração Portuguesa no século XXI

a notícia: os valores da emigração portuguesa dão sinais de terem estabilizado. A má notícia é que a estabilização se registou em valores muito elevados, superiores a 100 mil pessoas por ano. "Só encontramos valores destes (e ainda mais altos) no final dos anos 60, início dos anos 70", contextualiza Rui Pena Pires, coordenador científico do Observatório da Emigração, do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa.

É preciso perceber o fenómeno. Nos anos 60 e 70 do século XX, a emigração tinha origem na "pobreza e falta de expectativa que a situação se alterasse, na fuga à guerra e em razões políticas", explicou Pena Pires à VISÃO. E que razões levam os portugueses a deixar o País, nos dias que correm? Nos últimos cinco ou seis anos, a emigração deve-se "à crise e às políticas encontradas para solucionar a crise, à estagnação na criação de emprego e de salários, ao emprego precário e mal remunerado". E depois, adverte, "há uma componente que existe e se manterá independentemente da crise, que é a livre circulação não Espaço Europeu."

O cenário, por si só, não é otimista, mas agrava-se ao verificar-se "não haver fluxos de compensação. Os que entram em Portugal não substituem os que saem". Dito por outras palavras: o facto de haver "mais emigração, como consequência da crise, não está a ser compensado por Portugal se inserir num espaço [europeu] mais aberto, que permite saídas, mas também entradas. Isso não está a acontecer, o que terá custos demográficos, sociais e económicos" relevantes.

 

Ler artigo completo na Visão, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades