FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2009
10 de Junho - Mensagem do Embaixador de Portugal no Brasil
2009-06-10

"Ao assinalar no Brasil o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades, data em que os cidadãos portugueses renovam, em todo o mundo, o seu sentimento de pertença a uma nacionalidade já com quase nove séculos e que justificadamente se orgulha do seu passado e da sua história, desejo expressar o meu sentimento de grande respeito pela Comunidade Portuguesa aqui radicada.

Ao longo de séculos, Portugal trouxe para este país as suas gentes e a sua língua - um dos mais importantes factores da unidade nacional brasileira -, mas também um modo de estar e de ser e um modelo de relacionamento e interligação local, que configuram uma das mais relevantes contribuições para a formação do Brasil. Esse é o grande património da luso-brasilidade de que todos nos orgulhamos.

Os laços históricos e culturais existentes entre os dois países criaram uma comunidade de afectos que se tem reforçado ao longo dos tempos e que se renova hoje com uma presença portuguesa mais moderna.

Novas empresas em áreas tecnologicamente avançadas souberam ganhar espaço no mercado local, impondo-se pela qualidade dos seus serviços e produtos e estabelecendo parcerias com as suas congéneres brasileiras.

No plano cultural, a par da multiplicidade de contactos aos mais diversos níveis da sociedade civil, e de muitas e variadas iniciativas, valerá a pena referir o destaque que já tem no Brasil a moderna literatura portuguesa, objecto de estudo regular nas universidades brasileiras. Em sentido inverso, passam hoje pelas universidades de Portugal centenas de estudantes brasileiros em cursos de pós-graduação, num reconhecimento implícito da qualidade do ensino que aí se ministra.

Uma outra importantíssima dimensão que hoje nos aproxima é a da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, na qual o Brasil, pela sua dimensão e dinamismo, desempenha um papel insubstituível.

Com a entrada em vigor do Acordo Ortográfico, teremos também ao nosso dispor um instrumento que permitirá contrapor uma matriz escrita comum à natural diversidade dos modos de falar Português em várias partes do mundo, o que irá consagrar ainda mais a nossa língua como instrumento cultural e político de dimensão universal.

Respondendo adequadamente aos novos desafios, estaremos a projectar no futuro o melhor da nossa herança.

É portanto com um sentimento de confiança que quero aqui deixar, neste dia, como embaixador de Portugal no Brasil, uma mensagem de simpatia, respeito e agradecimento a todos os cidadãos portugueses que aqui vivem, assegurando-lhes que as entidades públicas portuguesas no Brasil tudo farão para os bem servir e ajudar a dignificar o bom nome que, com o seu esforço, a sua dignidade e persistência, eles aqui tão bem souberam construir para Portugal."

João Salgueiro

Embaixador de Portugal no Brasil

 

Mundo Lusíada, aqui, acedido em 22 de Junho de 2009

 

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 018

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte.pt

Parceiros Apoios