FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2009
Cavaco encontra-se com comunidade lusa
2009-03-06
O Presidente da República reúne-se esta sexta-feira com a comunidade portuguesa na Alemanha. A deslocação à sede da Volkswagen, prevista também para hoje, foi cancelada, devido ao mau tempo.

O encontro com os emigrantes portugueses na Alemanha será ao início da noite, na recepção que Cavaco Silva vai oferecer à comunidade lusa.

Um dos temas de conversa deverá ser o desemprego. Durante muitos anos, a taxa de empregabilidade entre os emigrantes portugueses naquele país foi das mais altas, mas a situação inverteu-se.

A comunidade portuguesa na Alemanha tem, hoje, cerca de 115 mil pessoas e tem vindo a decrescer nos últimos anos.

A recepção aos emigrantes portugueses é o último ponto da agenda do Presidente da República nesta sexta-feira.

Cavaco Silva tinha também agendado uma visita à sede da Volkswagen, em Wolfsburg, mas acabou por ser cancelada devido às más condições atmosféricas que se fazem sentir e que não permitiam que o helicóptero onde o chefe de Estado se iria deslocar aterrasse.

O programa da visita oficial será, assim, retomado cerca das 14h00, com um almoço em honra do Presidente, oferecido pelo presidente da Câmara Municipal de Osnabrück.

Depois, Cavaco Silva e o presidente do Parlamento Europeu irão dar uma palestra aos alunos da Escola Ursulaschule sobre o futuro da Europa.

Ao final da tarde, o chefe de Estado partirá para o OsnabrückHalle, onde assistirá a um concerto de fado de Kátia Guerreiro, que integrou a comitiva presidencial na deslocação à Alemanha.

Rádio Renascença, aqui, acedido em 09 de Março de 2009

 

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 018

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte.pt

Parceiros Apoios