FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2015
Costa ouve jovens emigrantes no Skype e promete PS com visão de futuro para Portugal
2015-09-27
O secretário-geral do PS, António Costa, participou hoje em Guimarães num debate sobre emigração jovem, ouvindo vários portugueses através do Skype e garantindo uma visão de futuro dos socialistas para Portugal.

O "contacto frio que necessariamente a tecnologia" impõe "é hoje o contacto que muitas famílias têm com as suas filhas e os seus filhos em todo o mundo", lamentou Costa, que diz sentir-se "aterrorizado" com a ideia de "passar a fazer festas pela Internet" aos seus filhos.

"É um futuro que não desejo para o meu país", sustentou, separando a emigração que surge por "oportunidades" e na procura de novas experiências e uma outra por "falta de opções".

E acrescentou: "Um Governo que não investe no futuro é um Governo sem futuro. E é por isso que no próximo dia 04 [de outubro] vamos ter de escolher entre os que apostam em votar para voltar ou aqueles que apostam em votar para continuar a emigrar".

Uma vitória socialista, insistiu Costa, trará "estabilidade" ao país, mas é necessária uma maioria de confiança, reconheceu.

"É necessário termos outro Governo. E para que esse outro Governo possa existir, possa executar o seu programa, possa cumprir a ambição que temos de desenvolver o país, investir no conhecimento, inovação, no trabalho digno (...) tem de ter condições para governar", advogou.

No debate de hoje - onde vários jovens emigrados por exemplo na Suíça, Reino Unido e Estados Unidos da América intervieram - foi apresentado o movimento e página Internet "Voto em Voltar", plataforma que "nasce para dar voz a todos os que de algum modo viram as suas vidas alteradas pela mais recente vaga de emigração em Portugal".

 

Ler artigo completo na RTP, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades