FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2009
PR/Alemanha: Cavaco Silva encerra visita à Alemanha com comunidade portuguesa
2009-03-07

Depois de Luxemburgo e Brasil, o Presidente da República Cavaco Silva quis assinalar os três anos de mandato com os portugueses residentes no estrangeiro. Desta vez, a escolha recaiu sobre os portugueses a residir na Alemanha, mais precisamente em Osnabruck.
No último dia de visita de Estado à Alemanha, onde Cavaco Silva esteve também em Berlim e Munique, o Presidente da República esteve em Osnabruck onde teve contacto com vários portugueses residentes nesta cidade. Em ambiente de festa, Cavaco Silva ofereceu à comunidade portuguesa um concerto da fadista Kátia Guerreiro e uma recepção onde discursou logo de seguida e onde prometeu fazer o que estiver ao seu alcance "para que os portugueses residentes no estrangeiro e os luso-descendentes possam aumentar a sua participação cívica e política e reforçar os laços que os unem a Portugal".
Perante centenas de portugueses que se deslocaram até ao OsnabrückHalle para ver o presidente do seu país, Cavaco Silva frisou que uma vez mais fez questão de assinalar o aniversário do seu mandato com os seu compatriotas, depois de, no ano passado, ter estado no Brasil e há dois anos no Luxemburgo.
"Pretendo, com este gesto, assinalar o respeito e a admiração que me merecem os portugueses e luso-descendentes que vivem no exterior" justificou. "Portugal somos todos nós que o amamos e que lhe damos o melhor que somos capazes" disse ainda.
"Jamais percam essa ligação à vossa terra de origem, à terra dos vossos pais e avós, e que continuem a cultivar o uso da Língua de Camões e a rever-se nas realizações da Cultura Portuguesa, de que todos nos orgulhamos", pediu ainda. "Conto, pois, convosco para a concretização desta legítima aspiração de ver a Língua Portuguesa consagrada como uma língua verdadeiramente mundial", deixando bem latente que na sua opinião Portugal precisa "mais do que nunca, da ajuda da Diáspora".

Ana Rita Almeida na Alemanha

Mundo Português, aqui, acedido em 09 de Março de 2009

 

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 018

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte.pt

Parceiros Apoios