FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2015
Emigrantes escrevem carta aberta aos candidatos às eleições
2015-09-10
Associação Beirões Ligados a França reclama a implementação de um cálculo do IRS equivalente ao que seria tributado em França para os portugueses reformados que regressam ao país

A associação Beirões Ligados a França escreveu uma carta aberta aos candidatos às eleições legislativas e presidenciais para levar a debate os direitos dos emigrantes portugueses reformados que desejem regressar a Portugal. 

Na carta, lamentam que as pensões auferidas em França pelos portugueses que regressam à sua terra sejam tributadas "com um imposto muito superior ao que seria coletado em França", alertando que a medida "afeta drasticamente o nível de vida" das pessoas que decidem voltar para Portugal. 

A associação reclama, por isso, a implementação de um cálculo do IRS equivalente ao que seria tributado em França para os portugueses reformados que regressam ao país. 

"O emigrante reformado residente em Portugal solicita a implementação de um cálculo do seu IRS cujo montante seja do mesmo nível ao que seria aplicado em França. [O emigrante] não pede privilégios em relação aos outros portugueses, nem isenção de impostos como os outros reformados do estrangeiro, apenas requer harmonização e igualdade de imposição conforme ao país onde trabalhou e obteve a sua reforma", pode ler-se no documento enviado à agência Lusa.     

 

Ler artigo completo no Tvi24, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades