FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2015
Emigrantes elegem hoje novo Conselho das Comunidades Portuguesas
2015-09-06
Os portugueses residentes no estrangeiro votam hoje em todo o mundo para eleger os 80 membros do Conselho das Comunidades Portuguesas (CCP), após uma campanha marcada por críticas à data escolhida.

Os novos conselheiros serão escolhidos pelos emigrantes e lusodescendentes através de voto presencial nos consulados.

PUB

As listas candidatas de países como França, Suíça, Bélgica, Alemanha, Reino Unido e Irlanda lamentaram que uma eleição para um órgão representativo das comunidades não tenha tido em consideração a realidade dessas comunidades -- isto é, o facto de a campanha e o escrutínio serem em meses de férias de verão, em que os emigrantes se ausentam dos países em que residem.

Argumentam igualmente que a data escolhida e o processo burocrático limitaram a inscrição de outras listas.

Em França são sete as listas candidatas: três em Paris, duas no círculo eleitoral de Bordéus e Toulouse, uma em Lyon-Marselha e uma em Estrasburgo.

Na Suíça, há, pela primeira vez em 20 anos, uma única lista candidata às eleições para o CCP, 'Unidade em Defesa dos Emigrantes'.

Também as duas listas candidatas na Bélgica, "Lista da Comunidade" e "Em equipa, em rede, com eficácia", não pouparam críticas ao processo e ao calendário eleitoral.

O círculo do Reino Unido/Irlanda só terá uma lista candidata às eleições para o CCP, "Plataforma Independente"; outras listas procederam à recolha de assinaturas para apresentar a candidatura, mas não conseguiram concluir o processo no prazo estabelecido, 17 de agosto.

 

Ler artigo completo no Notícias ao Minuto, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades