FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2015
Termina hoje a campanha para eleição do Conselho das Comunidades Portuguesas, marcada por críticas
2015-09-04
Críticas de emigrantes e lusodescendentes marcaram a campanha que hoje termina para a eleição do novo Conselho das Comunidades Portuguesas, no próximo domingo, a começar pela data escolhida, em que muitos emigrantes estão ausentes, de férias.

Listas candidatas de países como França, Suíça, Bélgica, Alemanha, Reino Unido e Irlanda lamentaram que uma eleição para um órgão representativo das comunidades não tenha tido em consideração a realidade dessas comunidades, e que a data e o processo burocrático tenham limitado a inscrição de outras listas.

Em França são duas as listas candidatas, "Comunidades Ativas e Solidárias" e "Unidade em Defesa dos Emigrantes".

Na Suíça, há, pela primeira vez em 20 anos, uma única lista candidata às eleições para o CCP, "Unidade em Defesa dos Emigrantes".

Também as duas listas candidatas na Bélgica, "Lista da Comunidade" e "Em equipa, em rede, com eficácia", não pouparam críticas ao processo e ao calendário eleitoral.

Na Alemanha, as três listas concorrentes, "Voz da Comunidade", "Comunidade com Valor", "Comunidade Solidária", "Entre Gerações" e "Comunidade em Movimento", fizeram a campanha sobretudo nas redes sociais, devido não só às férias dos emigrantes lusos, mas também às dos próprios candidatos.

O círculo do Reino Unido/Irlanda só terá uma lista candidata às eleições para o CCP, "Plataforma Independente"; outras listas procederam à recolha de assinaturas para apresentar a candidatura, mas não conseguiram concluir o processo no prazo estabelecido, 17 de agosto.

Relativamente ao pedido de adiamento do ato eleitoral, o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas recusou o adiamento das eleições.

 

Lusa, ler artigo completo no Sapo, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades