FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2015
"Conselho das Comunidades não pode ser sindicato do bota-abaixo"
2015-08-18
O presidente da Associação Cultural e Humanitária da Bairrada no Luxemburgo, Rogério de Oliveira, lidera a única lista apresentada no Grão-Ducado para as eleições do Conselho das Comunidades Portuguesas, agendadas para 6 de Setembro.

A lista "Todos pela Comunidade", de que fazem ainda parte Custódio Portásio, que foi  candidato a deputado nas listas do PSD pelo círculo da Europa em 2011, e os suplentes Acácio Pinheiro e João Verdades, foi a única candidatura apresentada para aquele órgão consultivo até 17 de Agosto, data em que terminava o prazo para a apresentação de candidatos.

Ao CONTACTO, Rogério de Oliveira, que já tinha sido candidato em 2008, contra o ainda conselheiro Eduardo Dias, disse que vai promover o "diálogo" com os governantes, e não poupou críticas àquele órgão consultivo do governo português para as questões da emigração, defendendo que não pode ser "um sindicato do bota-abaixo". 

"O CCP sempre foi um sindicato do bota-baixo. Era um órgão político de que faziam parte muitos sindicalistas de vários países, e iam para lá fazer sindicalismo. Eu vejo o CCP como um órgão de diálogo, para tentar encontrar soluções com os governantes, até porque os governantes não gostam de críticas e temos de tentar ser positivos e manter o diálogo", disse ao CONTACTO o candidato a conselheiro das Comunidades pelo Luxemburgo. 

"O CCP é um órgão que apesar de ser consultivo pode influenciar o governo para os problemas das comunidades espalhadas pelo mundo, e é nossa obrigação alertar o Governo para os problemas", disse ainda. 

 

Ler o artigo completo no Luxemburger Wort, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades