FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2015
Termina prazo para inscrição de eleitores emigrantes
2015-08-04
Termina esta segunda-feira o prazo para os portugueses residentes no estrangeiro se recensearem para poderem exercer o seu direito de voto nas próximas eleições legislativas de 04 de outubro.

A atualização do recenseamento eleitoral fica suspensa entre o 60.º dia antes das eleições legislativas, 05 de agosto, quarta-feira, e o dia da eleição, 04 de outubro.

Para os cidadãos nacionais residentes em Portugal, e maiores de 17 anos, a inscrição no recenseamento é automática. No caso dos emigrantes, de acordo com a CNE, podem exercer o seu direito de voto para as eleições legislativas desde que voluntariamente se inscrevam no caderno eleitoral existente no consulado de carreira ou secção consular a que pertence a localidade onde residem.

Segundo informação divulgada pela CNE, a inscrição é presencial, sendo necessária a apresentação do cartão de cidadão ou bilhete de identidade, e a certificação de residência, que pode ser feita com esse documento ou com o título de residência emitido pela entidade competente do país onde se encontra.


Ver o artigo completo na RTP Notícias, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades