FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2015
BE defende que é necessária uma reforma consular para prestar mais apoio aos emigrantes
2015-07-29
Partido apresentou os cabeças de lista dos círculos fora de Portugal e um manifesto para a emigração, com medidas de apoio aos portugueses espalhados pelo mundo.

A porta-voz do Bloco de Esquerda (BE), Catarina Martins, defendeu esta quarta-feira que é necessária uma reforma nos consulados para prestar mais apoio aos emigrantes, no dia em que o partido apresentou os cabeças de lista dos círculos da emigração.

Catarina Martins afirmou que, depois de ouvir "exigências dos emigrantes um pouco por todo o mundo", o BE considera necessária a "abertura de novos postos consulares e o reforço das estruturas que existem para os apoiar, porque este Governo ao mesmo tempo que convidava as pessoas a emigrar, cortou também na rede consular e portanto os emigrantes ficaram com muito pouco apoio, mais desprotegidos".

O Bloco apresentou hoje também os cabeças de lista pelos círculos da emigração, nomeadamente Cristina Semblano, economista e emigrada em França, pelo círculo da Europa, e Ana Bárbara Pedrosa, doutorada em ciências humanas e residente no Brasil, pelo círculo eleitoral Fora da Europa.

No manifesto do BE para a emigração constam ainda medidas como "o acompanhamento dos lesados do BES", o apoio ao sector associativo, e a "reposição das emissões da RDP internacional em onda curta nos sítios onde os emigrantes estão mais isolados".

 

Ver artigo completo no Público, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades