FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2015
Filmes do Homem Festival Internacional de Documentário de Melgaço
2015-07-27
Nos anos sessenta milhares de portugueses emigraram para França "a salto", assim se chamava a viagem clandestina dos que procuravam um novo destino. Propõe-se, não uma viagem acidentada como a dessa época, mas que dê um salto a Melgaço nos dias 8 e 9 de agosto e partilhe connosco a programação que preparamos e faz parte de Filmes do Homem.

FILMES DO HOMEM - Festival Internacional de Documentário de Melgaço, organizado pela Câmara Municipal de Melgaço e pela Associação AO NORTE, pretende promover e divulgar o cinema etnográfico e social, refletir com os filmes sobre identidade, memória e fronteira, e contribuir para um arquivo audiovisual sobre a região.

FILMES DO HOMEM é marcado por três eixos principais:

  • Programação a partir de uma mostra competitiva de documentários candidatos ao prémio Jean Loup Passek, selecionados em função de um tema anual, e com filmes convidados. FILMES DO HOMEM - Festival Internacional de Documentário de Melgaço seleciona para 2015 documentários sobre o tema geral migrações. Os filmes devem manifestar o ponto de vista do autor sobre aspetos relacionados com questões sociais, individuais, culturais ou de identidade, provocadas pela troca de país, de região ou de domicílio.
  • Realização de um seminário, Fora de Campo, organizado a partir do tema escolhido para o Festival. Em 2015 o tema será Cinema e Migrações.
  • Produção, em cada edição do Festival, de documentários sobre a região.

Dê um Salto a Melgaço

Ver o programa completo, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades