FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2009
Alemanha: Balanço da visita de Estado
2009-03-08
PR defende emigrantes

O Presidente da República terminou a sua visita oficial à Alemanha, em Osnabruck, com uma recepção em honra da comunidade portuguesa. Na sexta-feira à noite, centenas de portugueses e luso-descendentes aceitaram o convite e Cavaco Silva teve a sala cheia. Depois de uns aperitivos, petiscos, e de um fadinho de Katia Guerreiro, fez-se silêncio e foi a vez do Chefe de Estado falar à Comunidade.
No seu discurso, Cavaco começou por prometer tudo fazer ao seu alcance para defender os direitos de voto dos portugueses no estrangeiro. Recorde-se que o Presidente vetou o diploma do Governo que acabava com os votos por correspondência.

"É meu firme propósito continuar a fazer o que estiver ao meu alcance para que os portugueses residentes no estrangeiro e os luso-descendentes possam aumentar a sua participação cívica e política", disse. Sublinhou que fará tudo para minorar os efeitos da crise que está também a afectar os emigrantes na Alemanha. Depois incentivou todos os que se sintam capazes de o fazer a investir em Portugal.

O Presidente afirmou que "o futuro de Portugal a todos nós diz respeito" e, recordando o importante contributo dos emigrantes para a vida económica portuguesa, acrescentou: "Sei que Portugal pode contar convosco."

Sónia Trigueirão

Correio da Manhã, aqui, acedido em 09 de Março de 2009

 

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 018

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte.pt

Parceiros Apoios