FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2015
Programa Escolhas tem 300 mil euros para apoiar crianças e jovens portugueses na Europa
2015-07-04
O programa, que visa apoiar crianças e jovens em situação de vulnerabilidade e exclusão social, chegará ao Reino Unido, Suíça e França.

O governo vai disponibilizar 300 mil euros para um projeto-piloto de internacionalização do Programa Escolhas, que apoia crianças e jovens em situação de vulnerabilidade e exclusão social, anunciou esta sexta-feira em Londres o secretário de Estado, Pedro Lomba. O secretário, que tutela o Alto Comissariado para as Migrações, entidade responsável pelo Escolhas, justificou esta expansão com as "necessidades de inclusão social nas nossas comunidades".

"Somos um país que hoje é também um país de emigração, e temos questões sociais às quais temos de atender", admitiu Lomba, em declarações à agência Lusa.

O programa identificou como áreas prioritárias o apoio à educação e à aprendizagem, a integração digital, o fomento ao empreendedorismo, a aquisição de competências profissionais e sociais. Os projetos são realizados por entidades locais, que apresentam as suas propostas para uma duração de três anos.

Reino Unido, Suíça e França foram os países escolhidos para replicar o programa, que funciona desde 2001 em território nacional. O Centro comunitário de Apoio à Comunidade Lusófona em Londres foi escolhido para parceiro no Reino Unido, com o objetivo de oferecer atividades para crianças e jovens dos seis aos 18 anos.

A proposta está atualmente na fase de diagnóstico, devendo ser apresentada em outubro para começar a funcionar em janeiro de 2016, segundo os responsáveis do Centro.

Também o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, reconheceu que as vagas recentes de emigração portuguesa para países europeus criaram dificuldades de integração, sobretudo de jovens e crianças.

"São problemáticas sociais muito específicas, problemas que não são completamente novos, mas que, no contexto da Europa, não têm melhorado", disse à Lusa.

Cesário rejeitou a existência de uma vaga de situações de marginalidade ou desinserção social, mas assumiu que "ciclicamente, vamos tendo notícias de casos preocupantes".

 

Ver Observador, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades