FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2015
Jovem historiador pede a associações portuguesas no Luxemburgo para consultar arquivos e documentos
2015-05-29
Um jovem investigador luxemburguês está a apelar ao movimento associativo português do Luxemburgo para o auxiliarem no acesso a antigos arquivos e documentos de associações lusas já extintas ou ainda em actividade.

Thierry Hinger tem 33 anos e é doutorando na Universidade do Luxemburgo e membro do "Centro de Documentação sobre as Migrações Humanas" (CDMH) de Dudelange, e está a preparar uma tese de dissertação em História Contemporânea sobre a imigração portuguesa no Luxemburgo. 

O trabalho de Thierry Hinger trata da política de emigração de Portugal e das associações portuguesas no Grão-Ducado desde a Revolução dos Cravos até ao fim do século XX. 

"No entanto, como um número expressivo de associações portuguesas dos anos de 1970 a 1980 já não existe hoje em dia, torna-se difícil encontrar documentos que testemunhem a actividade dessas associações e das suas relações com Portugal, por exemplo com os ministérios em Lisboa, a embaixada e o consulado", diz Thierry. 

"Quero pedir a ajuda da comunidade portuguesa para me ajudar neste trabalho de investigação porque se trata de um assunto comum da História do Luxemburgo e de Portugal, nomeadamente a imigração portuguesa no Luxemburgo", diz Thierry.

O jovem investigador pediu ao CONTACTO para, através das suas páginas, apelar aos portugueses do Luxemburgo para que caso existam pessoas privadas, clubes ou associações que tenham na sua posse documentos e arquivos de actividades de associações portuguesas no Luxemburgo, já extintas ou ainda em actividade, para o contactarem e facultaram o acesso e consulta dessa documentação. 

Para ajudar este jovem investigador no seu trabalho de tese, pode contactar Thierry Hinger pelo tel. (00352) 621468098 (ou via email: thierry.hinger@uni.lu). 

 

Ver Luxemburg Wort, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades