FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2009
Secretário de Estado da Indústria "muito impressionado" com portugueses da África do Sul
2009-06-10

O secretário de Estado da Indústria e Inovação, António Castro Guerra, declarou-se "muito impressionado" pela capacidade de intervenção da comunidade portuguesa na África do Sul.

Enviado pelo Governo português às celebrações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas na África do Sul, António Castro Guerra visitou em Joanesburgo um clube português e uma metalomecânica propriedade de um empresário nacional, antes de participar numa recepção na residência do embaixador português em Pretória alusiva à data.

"Fiquei agradavelmente impressionado com o clube que visitei em Joanesburgo, o Núcleo de Arte e Cultura, e com uma metalomecânica que produz equipamentos e torres para a indústria mineira e que emprega dois mil trabalhadores", disse.

Por outro lado, "impressionou-me igualmente o número de diplomatas e outros convidados que participaram na recepção em Pretória, o que diz bem da importância da embaixada e da comunidade portuguesa aqui", acrescentou Castro Guerra.

O governante português partirá ainda esta noite para a Cidade do Cabo, que se situa a 1.500 quilómetros de Joanesburgo, onde terá contactos com um parlamentar luso-descendente, eleito em Abril último para a Assembleia Nacional sul-africana, e com políticos sul-africanos, participando quinta-feira numa sessão do Fórum Económico Mundial dedicada a África.

"Já o ano passado participei numa sessão do Fórum Económico Mundial e desta vez integrarei um grupo de trabalho no qual espero debater algumas questões ambientais e energéticas de grande relevância", esclareceu o secretário de Estado da Indústria e Inovação.

O Fórum Económico Mundial está desde a manhã reunido na Cidade do Cabo, com a participação de cinco chefes de Estado e de governo e mais de oitocentas personalidades da política e das finanças, para debater as implicações para o continente africano da crise global, bem como a busca de soluções para o financiamento do desenvolvimento de África, seriamente afectado pela crise do sistema financeiro internacional.

Castro Guerra regressará sábado a Joanesburgo, onde será o convidado de honra de um jantar de gala alusivo ao Dia de Portugal, a realizar na União Cultural, Recreativa e Desportiva Portuguesa.

Jornal de Notícias, aqui, acedido em 15 de Junho de 2009

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 018

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte.pt

Parceiros Apoios