FR
INQUÉRITO

Expectativas

de regresso de portugueses no estrangeiro
Início / Recursos / Recortes de imprensa / Antes de 2009
Portugal: Governo cria Observatório da Emigração
2008-05-02

A secretaria de Estado das Comunidades considerou hoje que não há dados que sustentem um aumento da emigração de portugueses para a Europa, situação que será resolvida com a criação, terça-feira, do Observatório da Emigração.
O Diário de Notícias referiu ontem que o número de emigrantes portugueses aumentou 52,6 por cento entre 2006 e 2007 para os principais países de destino europeu, citando dados do relatório Internacional sobre Migrações de 2007 da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento económico (OCDE), que será divulgado em Junho.

Em declarações hoje à agência Lusa, fonte da secretaria de Estado das Comunidades disse não comentar a notícia, alegando que "não há dados que sustentem qualquer aumento, ou não, dessa emigração".

"Não há nenhum estudo científico, nem dados que sustentem os diversos estudos que têm sido apresentados", disse a mesma fonte, justificando, por isso, a criação do Observatório da Emigração.

"O secretário de Estado das Comunidades, António Braga, já anunciou a criação de um Observatório da Emigração, através de um protocolo com o Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresas (ISCTE)", referiu.

O protocolo, adiantou a fonte, a assinar terça-feira, destina-se a fazer a história da emigração e a recolher os dados relativos ao número de emigrantes e as razões para a saída de Portugal.

Para este trabalho terão de ser contactadas inúmeras fontes, nomeadamente câmaras, juntas de freguesias, censos e países de acolhimento, adiantou a fonte, para explicar a complexidade do trabalho que é necessário fazer.

De acordo com o Diário de Notícias, cinco milhões de portugueses vivem actualmente no estrangeiro, sendo que na Europa, continuam a emigrar para a Suiça, Andorra, Luxemburgo e França.

Os novos fluxos da emigração portuguesa são Espanha e Reino Unido.

O jornal refere também, com base em dados da Direcção-Geral dos Assuntos Consulares Portugueses, que o número de portugueses duplicou entre 2000 e 2006 em Espanha e Andorra.

De acordo com fonte da secretaria de Estado das Comunidades nem a Direcção-Geral dos Assuntos Consulares Portugueses tem dados que possibilitem uma leitura objectiva.

Portugal na Suíça Blogspot, aqui, acedido em 9 de Março de 2009.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 018

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte.pt

Parceiros Apoios