FR

Link para inquéritoO regresso como emigração: o caso dos jovens adultos portugueses

Início / Recursos / Recortes de imprensa 2015
Universidade do Canadá tem um curso sobre… Cristiano Ronaldo
2015-02-10
A Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá, tem um curso sobre Cristiano Ronaldo que pretende analisar como se “constrói a lenda futebolista” e o que “representa o jogador para a diáspora portuguesa”.

Luís Aguiar, responsável pelo curso, considera que a figura mediática do jogador português é uma boa forma de explicar Portugal aos emigrantes de segunda geração e aos canadianos: "Escolhi o Ronaldo porque sou português e tenho orgulho nele. Tem uma visibilidade enorme, é uma figura que não foi explorada sociologicamente".

O emigrante português, proveniente de S. Miguel (Açores), também salientou que o objetivo é descrever e tentar dar a conhecer aos estudantes a sociologia e os factores que representam a "sociedade em que vivemos hoje", e aquele ramo da sociologia "ajuda-nos a compreendê-lo".

"O curso aborda pouco as qualidades futebolísticas, mas sim as suas qualidades sociais, o humanismo do Ronaldo", esclareceu.

Luís Aguiar emigrou com os pais para o Canadá na década de 1970. O professor também explicou que a matéria abordada nas aulas inclui literatura, vídeos, e fotografias. O curso, que tem uma duração de dez semanas, inclui também uma análise ao contexto social em que o jogador cresceu, na ilha da Madeira.

Outro das aspetos que o professor realça em Ronaldo é o facto de ser um "símbolo" para os portugueses. E deu o caso dos seus três filhos, todos nascidos no Canadá, que consideram o CR7 "o veículo de ligação que têm com Portugal".

O lusodescendente esteve na ilha da Madeira, no início de dezembro de 2014, num trabalho de investigação sobre o passado de Cristiano Ronaldo. "Estive na Madeira no início do mês de dezembro, onde fiz uma pesquisa para saber o seu passado. Infelizmente não sabia que ele ia lá estar no dia 21, para a inauguração da estátua, foi pena não me ter encontrado com ele", lamentou.

Segundo o académico, Cristiano Ronaldo tem uma notoriedade global e estima-se que 80 por cento das pessoas saiba quem ele é.

As aulas, que neste momento estão a ser  frequentadas por 20 alunos canadianos, vão decorrer até às primeiras semana de abril.

 

Ver Port.com, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios