FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2015
Emigrantes portugueses querem votar nas legislativas no Luxemburgo
2015-02-08
Oitenta e cinco por cento dos portugueses no Luxemburgo querem poder votar nas eleições legislativas do país, uma questão que vai ser referendada este ano, segundo uma sondagem divulgada esta semana.

A questão, que vai ser colocada aos luxemburgueses numa consulta pública agendada para 7 de Junho, recolhe o apoio de 78 por cento dos estrangeiros, que representam 44 por cento da população no país.

A percentagem de apoiantes do "sim" é mesmo superior entre os portugueses, com 85 por cento a favor, de acordo com a sondagem Politmonitor, realizada para o jornal Luxemburger Wort e a televisão luxemburguesa RTL pelo instituto TNS Ilres. 

Para Sérgio Ferreira, porta-voz da Associação de Apoio aos Trabalhadores Imigrantes (ASTI), uma das associações que integram a plataforma a favor do direito de voto Migrações e Integração, os resultados da sondagem "vêm demonstrar que os estrangeiros em geral e os portugueses em particular se interessam pela política do país", contrariando um dos argumentos do lado do "não". 

"Enquanto português, congratulo-me, e é recompensador perceber que, apesar de todas as reticências que há de uma forma geral em relação à política, os portugueses se interessam por aquilo que se passa neste país, onde vivem e onde trabalham, e onde provavelmente vão passar a maioria da sua vida", disse o porta-voz da ASTI.

Para Sérgio Ferreira, "o paradigma da emigração dos anos 1970, em que se vinha para o Luxemburgo para construir uma casa em Portugal e depois regressar na reforma, já não corresponde à realidade", defendendo que o Luxemburgo deve adoptar "uma cidadania de residência".

"As pessoas vão ficando no Luxemburgo, é aqui que têm a sua vida, é aqui que têm os filhos na escola, e é aqui que vivem todos os dias, e é um motivo de regozijo saber que querem participar e ter uma voz activa", defendeu o porta-voz.

A quatro meses do referendo, a questão divide a sociedade luxemburguesa, com 48 por cento dos luxemburgueses a favor da participação dos estrangeiros nas eleições legislativas do país e 44 por cento contra, havendo ainda oito por cento de indecisos, segundo a sondagem. 

"Os resultados não são exactamente aquilo que esperávamos, mas são encorajadores, e há margem para o 'sim' poder vencer", disse Sérgio Ferreira, sublinhando que a plataforma de defesa do direito de voto dos estrangeiros, que integra várias associações e sindicatos, vai participar na campanha no terreno.

Para a plataforma, "a participação política não é um prémio para os estrangeiros",  representando "um desafio político e democrático,  porque o país não pode permitir-se que uma minoria eleja os seus representantes", defendeu Sérgio Ferreira, recordando que o parlamento luxemburguês é eleito por apenas "cerca de 42 por cento da população".  

A participação dos estrangeiros nas eleições legislativas do Luxemburgo é uma das três questões previstas no referendo, além da atribuição do direito de voto a maiores de 16 anos e da limitação de mandatos governamentais. 

O texto da pergunta, que vai ser submetido à aprovação da Câmara dos Deputados no final de Fevereiro, estabelece como condição para votar nas legislativas a residência no país há mais de dez anos e a participação prévia em eleições autárquicas ou europeias, as únicas abertas aos estrangeiros.

A sondagem Politmonitor foi realizada para o jornal Luxemburger Wort e a estação de televisão luxemburguesa RTL pelo instituto TNS Ilres, entre 28 de Janeiro e 4 de Fevereiro, com uma amostra de 1.025 pessoas com mais de 18 anos.

 

Ver Sol, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades