FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2014
FAZ lança novas ideias e empreendedores
2014-11-17
Estão abertas as candidaturas para uma nova edição do Prémio Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa e do Concurso Ideias de Origem Portuguesa, que formam a iniciativa FAZ, promovida pela COTEC Portugal e pela Fundação Calouste Gulbenkian com o objetivo de aproximar a diáspora portuguesa do seu país.

Os interessados podem submeter candidaturas nos respetivos sítios na Internet: www.cotec.pt/diaspora e www.ideiasdeorigemportuguesa.org

Promovido pela COTEC Portugal desde 2007, e contando com o alto patrocínio do Presidente da República, o Prémio Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa pretende distinguir e divulgar publicamente cidadãos portugueses que se tenham destacado pelo seu papel empreendedor e inovador no meio empresarial, mas também social ou cultural, no contexto das respetivas sociedades de acolhimento, onde se encontrem há mais de cinco anos. As candidaturas estão abertas até ao dia 31 de março.

Na última edição, registou-se o aumento da influência do setor empresarial/financeiro, com 39 por cento das candidaturas, e da área das indústrias criativas, com 18 por cento. 
Ideias de Origem Portuguesa
Salientam-se os diferentes perfis empresariais dos candidatos, bem como a sua diversidade, provenientes de vários domínios de atividade económica como os sectores alimentar, transportes, tecnologias de informação e comunicações ou imobiliário.

Além do prémio Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa, estão também abertas as candidaturas para "Ideias de Origem Portuguesa", até ao dia 2 de março.

O objetivo deste concurso é encontrar projetos de empreendedorismo social que façam a diferença nas áreas do ambiente e sustentabilidade, do diálogo intercultural, do envelhecimento e da inclusão social.

Para participar é necessário constituir uma equipa que integre um português ou lusodescendente residente no estrangeiro e submeter um vídeo ilustrativo da ideia que propõe.

Criado pela Fundação Calouste Gulbenkian, em 2010, para usar a experiência, o talento e o dinamismo dos emigrantes portugueses em benefício do seu país de origem, o concurso "Ideias de Origem Portuguesa" registou grande adesão nas edições anteriores, com um total de 345 ideias provenientes de mais de 30 países dos cinco continentes.

 

Ver RTP, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades