FR
Início / Recursos / Investigação / Projectos / Projectos promovidos por outras entidades / Fronteira, (i)mobilidades e redes sociais: trajetórias da emigração trasmontana para França
Fronteira, (i)mobilidades e redes sociais – trajectórias da emigração trasmontana para França
2014-10-28

Título: Fronteira, (i)mobilidades e redes sociais - trajectórias da emigração trasmontana para França.

Investigadores: João Baía.

Áreas científicas: migrações, antropologia.

Centro/Rede de investigação: Universidade de Lisboa [centro a definir no fim do ano letivo do Programa doutoral em migrações].

Duração: 2014-2018 (fim previsto).

Entidade/instrumento de financiamento: Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

Observações: esta investigação incide sobre as transformações produzidas em Trás-os-Montes pela emigração portuguesa realizada durante a década de sessenta do século XX. Interrogar-se-á o corte com a sociedade de partida, as rupturas ou continuidades nas trajectórias migratórias através da análise das memórias e dos percursos biográficos de emigrantes e não emigrantes de três aldeias raianas do concelho de Bragança. Analisar-se-á o impacto do retorno definitivo ou sazonal e da reemigração. A partir do estudo dos itinerários migratórios, das práticas associativas e religiosas, das festas, das redes sociais transfronteiriças e transnacionais na sociedade de partida e de acolhimento, questionar-se-á como se relacionam ou justapõem vários níveis de identificação, através de estratégias e negociações, tendo em consideração diferentes escalas e dimensões, problematizando diferentes vozes e visões acerca de um passado e de um presente dos que partiram, dos que ficaram, dos que regressaram, dos que vão e vêm, e dos que voltam a partir. 

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 018

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte.pt

Parceiros Apoios