FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2014
Festival de Documentário de Melgaço, de 2 a 7 de Agosto 2014
2014-07-14
"Filmes do homem 2014" tem como tema central a emigração portuguesa para França.

Reúne realizadores de diferentes gerações, alguns dos quais viveram de perto os tempos mais difíceis da emigração, como Manuel Madeira ou José Vieira, ou autores, também emigrantes, que interrogam o passado através da experiência vivida pelos pais, como Maria Pinto, Noémie Mendelle ou Nuno Pires, cineastas franceses que filmaram a vida e a luta dos emigrantes portugueses, como Patrick Séraudie, Robert Bozzi e Dominique Dante, ou portugueses que se interessaram pelo tema, como Catarina Alves Costa e João Pedro Rodrigues.

Em Foco estará a obra de José Vieira, um realizador que vive e trabalha em Paris e é autor de uma extensa filmografia sobre a emigração.

Quisemos, também, prestar a nossa homenagem a Gérald Bloncourt, o fotógrafo de origem haitiana que, a partir dos anos 50, acompanhou a vida dos emigrantes portugueses em França.

A exposição Por Uma Vida Melhor, que reúne 106 fotografias do autor, poderá ser visitada, com a colaboração com o Museu da Emigração de Fafe, na Casa da Cultura de Melgaço e em Arbo, na vizinha Galiza.

É intenção de FILMES DO HOMEM que os filmes possam ser vistos e debatidos por um número alargado de pessoas. Paderne, Lamas de Mouro, Cristóval e Castro Laboreiro são freguesias do concelho que se associaram ao festival e onde serão projetados documentários.

 

Ver o programa completo, aqui.

Ver a página facebook, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades